Empresa especializada em planejamento, organização e produção de eventos corporativos, ações promocionais, licitações públicas, eventos esportivos e formaturas, sediada em Fortaleza, Ceará.
  • Em 13 de 11 de 2014

    Tipos de Eventos Técnico-Científicos

    Os eventos técnico-científicos podem ser nomeados de diferentes maneiras e modalidades, e é por isso que essa diversidade gera uma certa confusão na hora de definir que tipo de evento será o seu. Por isso vamos destacar as principais características de cada um para você poder nomear corretamente seu evento e atrair o público certo.

     

    21_980556_Enafit_2013_Festa_Abertura_Bruno_Coelho_0063

    Congresso

    É um conjunto de várias sessões de trabalho previamente definidas. Geralmente restrito a grupos associativos, categorias de profissionais ou linhas acadêmicas. Os congressos têm por objetivo de apresentar e debater assuntos de interesse específico de um segmento. Em um único congresso, pode-se ter, simultaneamente ou sequencial, palestras, conferências, mesas-redondas, debates e seminários.

     

    Conferência

    É a exposição feita por uma autoridade em um determinado assunto para um grande número de pessoas. Segue uma linha mais formal que uma palestra. Na conferência, perguntas são feitas somente por escrito e devidamente identificadas ao término da apresentação.

     

    26_882473_DSC_0103 (2) diretor

    Fórum

    É uma reunião baseada na busca da participação intensa da plateia, preferencialmente, formada por um grande número de pessoas. Um coordenador dá o tema de interesse geral e busca a opinião dos participantes. Ocorre um debate livre até que conclusões possam ser obtidas.

     

    Mesa redonda

    Reunião com um tempo específico para o questionamento pelos especialistas convidados das teses apresentadas pelos colegas. Há ampla discussão antes mesmo da participação da audiência.

     

    Painel

    Reunião questionadora. Resume-se para um grande grupo o teor de apresentações feitas por um grupo menor, ficando este disposto de preferência em mesa de semicírculo com o presidente ao centro, para facilitar as discussões.

     

    Palestra

    É o método de discussão mais comum. Apresentam-se questões sobre um assunto específico e depois dá início a uma sequência de perguntas e debates com a plateia buscando conclusões. Pode ter como complemento demonstrações ou exercícios de laboratório.

     

    Simpósio

    É uma reunião de especialistas de renome, sob a direção de um moderador, para apresentação de tema científico para um público específico. Os especialistas desenvolvem partes de um mesmo tema ou complementar, e posteriormente, entre si desenvolvem uma fase de debate. O coordenador do simpósio apresenta os especialistas e introduz os tópicos de cada assunto. O público participa somente no final, com perguntas escritas e identificadas, de caráter complementar, sem teor de polêmica.

     

    Seminário

    É uma sequência de atividades para desenvolver capacidades, conhecimento e aprendizagem por meio de instrutores especializados. O objetivo é somar informações e experiências, sem a necessidade de chegar a conclusões ou resultados. Um seminário pode durar um dia ou até várias semanas.

     

    Feira Profissional

    É uma exposição organizada de forma que as empresas de uma indústria específica possam expor e demostrar os seus novos produtos e serviços. Algumas feiras são abertas ao público geral, enquanto outras só podem ser frequentadas por membros do setor e imprensa. Esse tipo de evento também é conhecido como Feira de Comércio, Feira de Exposição, Feira de Negócios ou Feira Empresarial

    57_813869_DSC_0219 57_141202_DSC_0555

     


    Envie sua mensagem







    * Campos obrigatórios


© 2013 - Oficina de Eventos - Todos os diretos reservados