Empresa especializada em planejamento, organização e produção de eventos corporativos, ações promocionais, licitações públicas, eventos esportivos e formaturas, sediada em Fortaleza, Ceará.
  • Em 02 de 6 de 2015

    Costume de casa vai à praça.

    Lembra quando nossas mães nos reprimiam quando fazíamos algo que não era educado em casa e nós alegávamos que ninguém estava vendo. E ela já gritava aos quatro cantos: costume de casa vai à praça. E não é que ela tinha toda razão?

     

    Na nossa empresa acontece de forma similar. Investimos muito em campanhas de marketing e publicidade, melhoramos nosso produto, afinamos nosso atendimento para a conquista de mais e mais clientes. Mas o que fazemos para conquistar diariamente os nossos clientes internos?

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    Muitas vezes esquecemos que é de vital importância valorizar o nosso cliente interno. Afinal é ele que faz a empresa girar, o negócio acontecer. O Endomarketing é uma prática corporativa que adapta estratégias e elementos do marketing tradicional para o público interno de uma empresa. Por lidar com o quadro de funcionários, as ações estipuladas afetam, direta ou indiretamente, os recursos humanos e a relação entre os colaboradores. Essas ações de marketing institucional dirigidas ao público interno visam estimular o ambiente dentro da organização, motivando as pessoas, aprofundando o compromisso com a empresa e fortalecendo os laços internos. O objetivo final é conquistar bons resultados mercadológicos, econômicos, administrativos e humanos.

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    Segue 4 sugestões para melhorar o endomarketing da sua empresa.

    1. Comunicação interna: é possível criar canais de comunicação, em uma via de mão dupla (na qual a empresa fala e também escuta o colaborador). Alguns veículos comuns são os boletins informativos, mural, jornal interno e intranet.

    2. Pesquisa de satisfação ou de Clima: costuma ser realizada semestral ou anualmente e permite que os sócios avaliem o clima organizacional da empresa, pontuando falhas na comunicação ou potenciais problemas com seus funcionários.

     3. Eventos e iniciativas de integração: aniversariantes do mês e festas pontuais, como as de final de ano, são alguns dos casos mais comuns. No entanto, a empresa pode ir além e criar grupos que tenham a intenção de desenvolver algo ausente ou complementar aos objetivos corporativos. Exemplos: grupo de estudos, para promover o aprendizado coletivo e o trabalho colaborativo; grupos de corrida ou de exercício coletivo, para estimular o sentimento de ultrapassar obstáculos; grupos de auxílio a entidades carentes ou de reciclagem, para incentivar a colaboração e o pensamento sustentável e social. Esses são apenas alguns dos exemplos mais comuns que podem e devem ser personalizados de acordo com a organização, seus valores e perfil dos funcionários.

    4. Palestras/eventos motivacionais: em momentos pontuais, como fusões, ampliação da empresa e até mesmo início de ano, as palestras motivacionais funcionam como um “plus” na hora de motivar seus funcionários a crescer ou focar em um projeto.

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    Vale lembrar que nada disso funcionará se o intuito de motivar os colaboradores não for real. Em resumo, ao comunicar corretamente os valores da sua empresa, motivar seus funcionários e estabelecer ações que estimulem o sentimento de pertencimento à organização, você estará fomentando fãs naturais da sua marca. E os funcionários são alguns dos melhores porta-vozes que uma empresa pode ter.

     


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