Empresa especializada em planejamento, organização e produção de eventos corporativos, ações promocionais, licitações públicas, eventos esportivos e formaturas, sediada em Fortaleza, Ceará.
  • Em 08 de 12 de 2014

    1º Dia – Eventos Brasil

    O 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos começou neste domingo (07/12), com o auditório do Centro de Convenções Rebouças repleto de profissionais de diversas partes do país. A diretora da Oficina de Eventos e presidente da ABEOC Ceará, Gabrielle Nobre, estava presente juntamente com a gerente financeira da empresa, Camila Nobre.

     

    Camila Nobre, Luzineuza Campello e Gabrielle Nobre

    Camila Nobre, Luzineuza Campello e Gabrielle Nobre

     

    Depois da cerimônia de abertura, Gonzalo Constanzo da IAPCO – International Association Of Professional Congress Organisers falou sobre as tendências do setor de eventos na palestra “O Futuro dos Eventos”.

    “Há alguns anos não sabíamos o que era um aplicativo e hoje eles são cada vez mais presentes, facilitando a participação dos congressistas”, afirmou Gonzalo.

    Ainda sobre o futuro dos eventos, o especialista disse que o impacto social dos eventos são cada vez mais importantes e comuns. “Articular voluntariados, pensar em ações que deixam um legado para o local, ações que tem como princípio a sustentabilidade, serão cada vez mais comuns”, completou.

    Com moderação de Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur e consultora na Pires e Associados, a segunda palestra da manhã foi de Maurício Tavares, diretor artístico com décadas de experiência na realização de eventos sendo dos quais 30 anos dedicados a eventos da Rede Globo. Tavares destacou que emoção é o principal ingrediente do sucesso de um evento e contou como foi organizar o primeiro Rock In Rio, em 1985. “Nós não tínhamos luz, som e não sabíamos como seria receber 100 mil pessoas por dia”, disse para a plateia do Eventos Brasil 2014.

    “Não existe evento, existe projeto de comunicação”, citou o diretor ao recordar dos ensinamentos de Roberto Medina, idealizador do festival de rock. “O investimento mais importante de um evento é a emoção, pois é ela quem gera a memória”, afirmou.

    Por fim, a preocupação com a sucessão no Ministério do Turismo foi um dos assuntos em pauta durante coletiva com a imprensa na tarde deste domingo. Participaram do encontro Marco Lomanto, da Embratur, Anita Pires, presidente nacional da ABEOC Brasil, Ana Cláudia Bittencourt, presidente eleita para a próxima gestão nacional da Associação, além de Rodrigo Cordeiro, Osvaldo Barbosa e Alisson Batres, diretora da Cocal – Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina.

    Repórteres dos veículos presentes no encontro fizeram perguntas relacionadas à demanda do setor para os próximos anos, além de questionamentos sobre o crescimento econômico. A expectativa de crescimento para o setor em 2014 é de 14% e as estimativas mostram que esse percentual deve se repetir em 2015, na contramão da expectativa de baixo crescimento do PIB nacional.

    Depois do hiato de sete anos na organização do Congresso, a diretoria da ABEOC confirmou que o evento volta ao calendário de atividades da associação com previsão de acontecer a cada dois anos.

    Entre as prioridades da próxima gestão, Ana Cláudia Bittencour citou o estreitamento de laços com outros países, no sentido de aproximar o país da América Latina. “Também temos uma meta que é abrir uma representação da ABEOC Brasil em todos os estados da Federação”, finalizou a nova presidente.

    Lomanto falou dos desafios de se aumentar a divulgação do Brasil como destino turístico mundial, principalmente depois dos eventos internacionais como Copa do Mundo e Olimpíadas que deram visibilidade para o país. O representante da Embratur ainda falou que os Jogos Mundiais Indígenas e as Olimpíadas 2016 vão fortalecer a divulgação do país. “Também vamos aproveitar eventos como o Rock in Rio, que vai acontecer em Las Vegas, para divulgar o Brasil e a nossa cultura principalmente, pois diante de tanta competitividade, sabemos que esse é um diferencial na hora de colocar um destino em evidência”, afirmou Lomanto.

     

    IMG-20141207-WA0022

     

    Mas detalhes desse dia, acesse o site da ABEOC Brasil (http://www.abeoc.org.br/2014/12/primeiro-dia-do-eventos-brasil-2014-reafirma-inovacao-e-renovacao-do-setor/) ou o site oficial do evento (http://eventosbrasil.org.br/).


    Envie sua mensagem







    * Campos obrigatórios


© 2013 - Oficina de Eventos - Todos os diretos reservados