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  • Em 30 de 10 de 2014

    ABEOC Brasil e SEBRAE Nacional apresentam os números do setor de eventos no Brasil

    Durante a apresentação do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, no dia 14 de outubro, na sede da Fecomércio, em São Paulo, os dados que retratam o impacto do setor de eventos na economia brasileira foram celebrados por dezenas de empresários da área de eventos e turismo, autoridades e pelas mais importantes entidades ligadas aos dois segmentos. Nossa diretora da Oficina de Eventos e presidente da ABEOC Ceará, Gabrielle Nobre, estava presente juntamente com outros presidentes estaduais da ABEOC.

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    O estudo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil e do Sebrae Nacional, através do Programa de Qualidade ABEOC Brasil, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ForEventos (Fórum do Setor de Eventos).

    Realizada pelo Observatório do Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, a pesquisa durou 14 meses até a conclusão e teve como ano base 2013. Depois de 12 anos do I Dimensionamento, a segunda edição foi revista e ampliada. O estudo revela de forma expressiva o crescimento do mercado nesse período: o número de eventos saltou de 327.520 em 2001 para 590.913 em 2013, o que significa 80% de crescimento, ou 5% ao ano.

    Segundo a pesquisa, em 2013, a receita gerada pelos gastos dos participantes dos eventos nos locais onde acontecem foi de R$ 99,2 bilhões, o que significa um aumento de 215,8%, em relação ao ano de 2001, que girava em torno dos 31,4 bilhões.

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    Anita Pires, presidente da ABEOC Brasil, afirma que “o Dimensionamento Econômico é uma conquista. Vai facilitar a sobrevivência das empresas do segmento de eventos, especialmente as de menor porte, e pauta com muito mais precisão as estratégias a serem adotadas nos negócios”.

    Na visão do Secretário Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz, presente na apresentação, os dados apontados no estudo indicam um horizonte de crescimento importante para o setor. “O Brasil aumentou sua visibilidade e atraiu também novos players, inclusive internacionais. Olhar com atenção para esse trabalho é imprescindível e vai servir de rota para as políticas públicas daqui pra frente”.

    Juarez de Paula, representante do SEBRAE Nacional, complementa: “o Brasil mudou muito nos últimos 12 anos, quando foi realizado o primeiro estudo. Os setores de comércio e serviços ganharam ainda mais destaque nessa nova realidade. Porém, não existe crescimento do setor de eventos sem o desenvolvimento da infraestrutura”. Outro fator relevante, segundo Juarez, é a mobilização da cadeia produtiva do setor de eventos, que envolve 52 segmentos e inclui uma enorme cadeia de serviços. “Ao longo desses 12 anos, muita gente saiu da indústria e foi para o mercado de serviços, como eventos. A concorrência aumentou sensivelmente e o que manda agora é eficiência e produtividade.”

    Do total de eventos realizados no Brasil em 2013, 305.720, ou seja, 52% aconteceram nos estados da Região Sudeste. O Nordeste vem logo em seguida com 116.362 ou 20%, 88.420 ou 15% no Sul, 54.669 na região Centro-oeste (9%) e 25.721 ou 4% na região Norte. Comparando com o resultado da pesquisa realizada em 2001, o Sudeste manteve sua posição, enquanto o Sul perdeu para o Nordeste, que em 2001 ocupava a terceira posição.

    Muitos outros dados interessantes e relevantes desse mercado, você pode encontrar na pesquisa completa sobre o Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil aqui: http://www.abeoc.org.br/2014/10/ii-dimensionamento-economico-da-industria-de-eventos-no-brasil/.


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